Prefeitura Municipal de Vargem Bonita recebe Licença Ambiental para instalação do Loteamento Bom Jesus.

Publicado em 24/07/2019 às 09:30 - Atualizado em 24/07/2019 às 13:49

Realizar o sonho da casa própria é o desejo de grande parte de nossa População. E por conta da licença ambiental liberada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA este sonho está cada vez mais perto de ser realizado, com a implantação do Loteamento Bom Jesus, na cidade de Vargem Bonita.

No ano de 2014 a Administração Municipal iniciou o processo de aquisição de um terreno, com o intuito de implantar um loteamento popular, que viesse beneficiar pessoas que não possuem sua casa própria. Para tanto, foi adquirido um terreno com área de 123.108,67 m2, nas margens da Estrada Geral saída para São José, próximo ao centro da cidade, da empresa Grando, Argenta e Cia. Ltda, pelo valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).

Em seguida, iniciou-se a fase complexa de licenciamento ambiental, onde foram elaborados todos os estudos e pré-projetos ambientais e de infraestrutura, procedimento este concluído e aprovado em Junho de 2019. A área aprovada do loteamento é de 54.224,26, contemplando 92 lotes, além de área verde, ruas, área para instalação de equipamentos públicos e área de APP. Ainda resta uma área remanescente de 65.366,05 m2 para outros empreendimentos.

Concluída a fase do licenciamento, a Prefeitura Municipal iniciou, nos últimos dias, os serviços de terraplenagem e a abertura das ruas. Em seguida estão previstos os serviços drenagem pluvial, demarcação das quadras e dos lotes, implantação da rede de energia elétrica, rede de abastecimento de água e a implementação dos programas ambientais previstos para o Loteamento.

Segundo a Prefeita Melânia A. Roman Meneghini “a aquisição de um terreno próprio para construção de casas populares, como também, a implantação de um programa habitacional é uma das metas do nosso planejamento de governo. Quando iniciamos as tratativas para aquisição do terreno, ainda no ano de 2014, tínhamos certeza de que o processo de compra da área até a fase de obtenção do licenciamento ambiental seria um trabalho demorado, que exigiria inúmeros documentos e projetos. Foi dado um passo importante e hoje, comemoramos a conclusão desta fase com o licenciamento ambiental concedido. O próximo passo já está em execução, que é a preparação da infraestrutura, com a abertura das ruas, drenagem, demarcação das quadras e dos lotes urbanos. Em seguida, iremos trabalhar para a implantação da rede elétrica e de água, para finalmente, planejarmos o projeto de construção das casas, que é nosso grande objetivo” comenta a Prefeita.

Ressalta ainda a Prefeita que já está sendo estudado pela Administração, alternativas e projetos de casas populares para construção no Loteamento Bom Jesus. Em breve estará sendo apresentado para a sociedade de Vargem Bonita o resultado do projeto que será implantado, número de casas, valores e a forma como será conduzido todo o processo. Queremos deixar este legado, dar pelo menos para uma parcela da população uma moradia digna, que proporcione melhores condições de vida e dignidade ao nosso trabalhador, enfatiza a Prefeita Melânia.