Vargem Bonita no Combate Contra a Dengue.

Publicado em 05/11/2018 às 15:01 - Atualizado em 05/11/2018 às 15:01

Vargem Bonita no Combate Contra a Dengue.

O Departamento de Vigilância Sanitária está no combate contra a Dengue, pois no verão se destaca o ciclo de maior reprodução do mosquito Aedes aegypti sendo assim, queremos combate-lo em nosso meio, alertando toda a população com os cuidados que temos que ter frente a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a Agente do Controle de Endemia Fernanda Anzollin destaca que o Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como por exemplo as bromélias. Desta forma podemos evitar o uso de pratos nos vasos de plantas, ou se usar, colocar areia até a borda; guardar as garrafas com o gargalo virado para baixo; manter as lixeiras tampadas; deixar os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, se qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; manter ralos fechados e desentupidos e plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água; deve-se lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana, retirar a água acumulada em lajes, cuidar dos vasos sanitários pouco usados e manter a tampa sempre fechada; evitar acúmulos de entulhos, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

O departamento de Vigilância Sanitária através da coordenadora Jussara Ap. Neris da Cruz Simione destaca que as providencias em se combater a dengue no município está sendo tomada dentre o controle frente as armadilhas de prevenção e combate estarem em constante fiscalização. E queremos salientar que o departamento de vigilância sanitária e o setor de endemia de nosso município está sempre aberto para que os munícipes possam vir tirar suas dúvidas, orientações e denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor.

Segundo a Enfermeira Simara Gazzoni Bittencourt destaca que os sintomas correlacionados a dengue, zika e chikungunya são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. E que a doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte. E que o diagnóstico é realizado por exames laboratoriais ou pela avaliação dos sinais e sintomas apresentados e pela presença da pessoa em áreas com detecção do mosquito transmissor ou com casos de dengue nos 14 dias anteriores ao início do quadro.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca que os cuidados com o mosquito da Dengue deve ser contínuo, pois não queremos que estas doenças atinjam nosso familiares, temos que nos prevenir de todas as formas e seguir as recomendações estipuladas pela vigilância sanitária e do setor endêmico para que assim possamos nos manter longe da dengue, zika e chikungunya. Doenças essas que podem até chegar a morte se não forem tratadas a tempo.