Publicado em 04/12/2018 às 09:25 - Atualizado em 04/12/2018 às 09:25

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Vargem Bonita destaca que Dezembro é o mês de combate contra a AIDS. Sendo que no dia 1° deste mês é evidenciado como dia mundial de combate à AIDS, mas as campanhas de prevenção e cuidados que temos que ter com esta doença se intensificam neste mês e seguem dentre todo o ano e tem por finalidade levar a informação sobre a doença e diminuir o preconceito.

Segundo a Enfermeira Simara Gazzoni Bittencourt a AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter AIDS. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas. E que as unidades de saúde de nosso município estão de portas abertas para aquele que queira de modo sigiloso e com os direitos reservados a privacidade realizar o exame de coleta de sangue para o referido exame de HIV/AIDS que procure o setor de controlo epidemiológico para que seja feita a coleta do material.

De acordo com a Secretária de Saúde e Bem-Estar Social Aldacir S.S. de Oliveira a AIDS até o momento é uma doença que não possui cura, portanto foi necessário a criação do Dia Mundial de Combate contra a AIDS, o objetivo da campanha é chamar a atenção sobre este problema, desse sua prevenção, tratamento e acabar com o preconceito que é gerado por conta desta doença.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca que é muito importante mostrar para a população que não se contrai a doença com um simples aperto de mão ou abraço. É importante mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. Além disso, deve-se mostrar que, hoje, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível, sim, viver bem com a doença. Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa. O mês de Dezembro serve portanto como um alerta contra a AIDS como uma forma de repensarmos nossas atitudes, não se tratando de apenas este mês de conscientização mas sim um ensinamento para toda a vida de que temos que nos cuidar, e nos remeter ao ato de compaixão e solidariedade com o próximo sendo exímio do preconceito para com o outro.