Secretaria de Saúde de Vargem Bonita em parceria com Celulose Irani desenvolveu campanha de vacinação contra febre amarela na empresa.
Secretaria de Saúde de Vargem Bonita em parceria com Celulose Irani desenvolveu campanha de vacinação contra febre amarela na empresa.
Nos dias 08 e 12 de abril foi realizado a campanha de vacinação contra a febre amarela em conjunto com a Secretaria de Saúde e a empresa Celulose Irani do município de Vargem Bonita. O foco desta campanha era vacinar os trabalhadores com foco na prevenção desta doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada valerá por nove anos. A vacina previne contra a febre amarela, uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanos e em outros vertebrados. Ela é considerada aguda e hemorrágica e recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que deixa a região dos olhos, pele e mucosas com aspecto amarelado. A doença é transmitida por meio de picada de mosquito. E é importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus.
As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.
De acordo com a Secretaria de Saúde através da Secretária Aldacir S.S. de Oliveira relata que a vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado garante imunidade por toda sua vida. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus. As principais localidades em que a vacina contra a febre amarela é indicada são as regiões de matas e rios, por isso nossa preocupação com os trabalhadores desta empresa pois uma boa parte dos funcionários estão em contato com este tipo de ambiente.
De acordo com o departamento de imunização e vacinação da unidade de saúde de Vargem Bonita a meta é vacinar 1.200 funcionários hoje encontram-se vacinados cerca de 220 pessoas, e que será realizado outros mutirões de vacinação para atingir esta meta. Além da vacina de febre é realizado a verificação e atualização das carteirinha de vacina.
A Prefeita Melânia reitera que estas ações são muito importantes para a saúde do trabalhador e que estar vacinado demonstra que estamos não só pensando na prevenção de doenças a longo prazo. E ações em conjunto demonstram que estamos preocupados em uma totalidade com a saúde de nossos munícipes e sociedade em geral, pois prevenir ainda é a melhor maneira de se combater as doenças que estão surgindo em nosso meio.