---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Palestra sobre Amamentação foi realizada em Vargem Bonita através da Secretaria de Saúde e APAE.

Publicado em 06/08/2019 às 13:48 - Atualizado em 06/08/2019 às 13:48

 Palestra sobre Amamentação foi realizada em Vargem Bonita através da Secretaria de Saúde e APAE.

 No dia 01 de agosto é comemorado o dia mundial da amamentação e o Município de Vargem Bonita desenvolveu em conjunto com a Secretaria de Saúde e APAE uma palestra de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, tanto para as mães de primeira viagem quanto para o grupo de gestantes. A palestra foi ministrada pelo nutricionista da APAE, Fabiano Patric de Amorim.

Segundo Fabiano o aleitamento materno é uma importante fonte no desenvolvimento da criança, protegendo sua saúde e por isso o leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade, evitando problemas como a desnutrição, entre outros fatores de risco a saúde da criança. Sendo que o bebê deve mamar logo após o nascimento, pois este leite oferece grande proteção à criança. Podemos afirmar que não existe leite materno fraco ou aguado, a composição do leite materno fornece os nutrientes e a água necessária para o bebê. O leite materno tem uma composição nutricional balanceada e contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado. As vantagens de uma criança amamentada ao seio é que ela estará protegida contra alergias e infecções, fortalecendo-se com os anticorpos da mãe e evitando problemas como diarreias, pneumonias, otites e meningites. Além disso a amamentação favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face facilitando o desenvolvimento da fala, regulando a respiração e prevenindo problemas na dentição. Contudo a amamentação é também uma forma mais prática que evita riscos, já no caso dos outros leites se tem a preocupação com sua preparação. Também merece destaque o fato comprovado de que o aleitamento materno cria vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionando maior união entre eles, sendo que as crianças amamentadas são mais tranquilas, inteligentes e felizes.

A Prefeita Melânia reitera que a amamentação além de fazer o bebê se desenvolver de forma plena e saudável, faz com que a mãe ao oferecer seu seio ao filho transmite em um simples gesto de amor a segurança no conforto de seus braços tudo aquilo que o bebê necessita nos seus primeiros dias de vida, sabendo que neste gesto seu filho está recebendo de forma saudável todo o alimento necessário para sua vida. O leite materno é amor, é vida e acima de tudo um alimento ideal para o recém-nascido.