Secretaria de Saúde de Vargem Bonita aderiu a Campanha do Agosto Laranja.

Publicado em 12/08/2019 às 16:10 - Atualizado em 12/08/2019 às 16:10

Secretaria de Saúde de Vargem Bonita aderiu a Campanha do Agosto Laranja.

A Secretaria de Saúde de Vargem Bonita aderiu a Campanha do Agosto Amarelo através da APAE que realizou a campanha em âmbito municipal com o intuito de conscientizar e alertar sobre o Agosto Laranja, mês em que se debate sobre a esclerose múltipla que tem o objetivo de divulgar a doença e contribuir para o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a melhora na qualidade de vida.

Segundo a Secretária de Saúde Aldacir, a esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central. Basicamente, a defesa do corpo confunde as células saudáveis com malignas e as ataca, provocando lesões. A palavra vem do Latim “sclerae”, que significa cicatriz. As causas exatas são desconhecidas, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Os primeiros sintomas de esclerose múltipla costumam ser: visão turva ou dupla, fadiga, formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, dificuldade cognitiva, problemas sexuais e incontinência urinária. Eles podem ir e vir ou serem mais prolongados. Por serem muitos sintomas, o diagnóstico pode ser difícil e inclui exames de sangue, punção lombar, ressonância magnética e exame de potencial evocado. A doença não tem cura, mas pode ser controlada e o tratamento consiste principalmente em manejar crises, controlar os sintomas e segurar a progressão da doença. Ele envolve medicamentos que suprimem o sistema imunológico, reduzem a fadiga e relaxam os músculos, além de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

A Prefeita Melânia apoia esta campanha pois vê que prevenir esta doença ainda é a melhor solução, e neste caso o diagnóstico precoce é fundamental para que se possa garantir uma melhor qualidade de vida.