Iniciam as Obras de Construção do Novo Cras de Vargem Bonita.

Publicado em 03/09/2019 às 10:37 - Atualizado em 03/09/2019 às 10:37

Iniciam as Obras de Construção do Novo Cras de Vargem Bonita.

A nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está em construção. Localizado na avenida XV de Novembro, no centro, o CRAS terá uma área construída de 404,46m. A estrutura do novo CRAS encontra-se em estágio inicial de construção, estando em andamento as etapas de fundação e terraplanagem.

Conforme explica a Secretária de Saúde e Bem-Estar Social, Aldacir S.S de Oliveira, o CRAS é uma unidade pública municipal de atendimento, localizado em áreas estratégias que apresentam índices de vulnerabilidade e risco social. No local, são realizados atendimentos, acompanhamentos, trabalhos em grupo, facilitação ao acesso a serviços e benefícios socioassistenciais e encaminhamentos das famílias do território à rede de atendimento.

O investimento total na unidade é de R$ 415.674,63, sendo R$350.000,00 provenientes de um repasse do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e R$ 65.647,63 vindos da contrapartida por parte do município. Participam da construção a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita e a Construtora AMT LTDA.

Na nova unidade do CRAS, continuarão a ser oferecidos à comunidade o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) além do acesso a programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, tais como: Bolsa Família, Carteirinha do Idoso, encaminhamento ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica.

Como também ações direcionadas à acolhida, à informação, à orientação e ao acompanhamento familiar, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) visa ao encaminhamento e à inserção das famílias nos serviços e benefícios assistenciais.

Segundo a Prefeita Melânia Roman Meneghini, o CRAS é uma unidade pública, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social de nosso município e tem por objetivo prevenir essas ocorrências de situações de vulnerabilidades e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ampliando o acesso aos direitos e a cidadania.