---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Vargem Bonita fala sobre a campanha do Setembro Amarelo.

Publicado em 10/09/2019 às 10:19 - Atualizado em 10/09/2019 às 10:19

Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Vargem Bonita fala sobre a campanha do Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha cuja Valorização da Vida busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio. Sendo que 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

De Acordo com a Secretária de Saúde e Bem-Estar social Aldacir S.S. de Oliveira o objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é a solução.

A psicóloga Jozieli Vanz explica que se você está com pensamentos impróprios, é importante pedir ajuda. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que se passa pela sua cabeça. Ter alguém para conversar faz toda a diferença. Se você não tem ninguém próximo com quem conversar, não hesite em ligar para o 188 e conversar com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida. Eles estão lá para você e podem entender pelo que você está passando. Ou procurar alguém de sua confiança ou um profissional adequado que possa lhe escutar.

A Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca a importância que temos que dar a vida e reitera que de alguma forma ou de outra podemos ajudar as pessoas, as ouvindo, aconselhando e apoiando para que tenham pensamentos bons e assim possam desfrutar de uma vida plena e cheia de esperança, pois a grande maioria das mortes por suicídio podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é a melhor maneira de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, ajude-a ou peça ajuda a alguém para ajudá-la. Preservar a vida é um ato de amor.