Vargem Bonita realizou o Desfile de Sete de Setembro em Comemoração à independência do Brasil.

Publicado em 10/09/2019 às 10:24 - Atualizado em 10/09/2019 às 10:24

No dia 07 de setembro, feriado nacional, Vargem Bonita realizou o desfile cívico no município. O evento contou com a participação das redes educacionais, CEI Primeiros Passos Terezinha Bertucci Rotta, CEI Pingo de Ouro, Escola Municipal Angelo Anzollin, E.E.B Vitório Roman, UD-EJA Educação de Jovens e Adultos, APAE Luz da Vida e a 1ª Turma de Acadêmicos da Terceira Idade. Também participaram do desfile, servidores municipais em especial a Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social e Cras, também participaram a CDL, o CTG Rédeas da Querência e o CTG Espora de Prata, Piquete Leôncio de Abreu e o Piquete Antônio Mendes, Clube da Melhor Idade Cantinho Alegre, Grupo de Capoeira Navio Negreiro, a CME de Vargem Bonita, o Grupo de mulheres da Igreja EvangélicaMulheres Cristãs à serviço da Pátria,Iluir Miotto e os membros da Fanfarra Municipal, o Grupo de Ballet Municipal, o Senai e a Cooperativa da Agricultura Familiar do Município, os Trilheiros e o Moto Clube Cabo Enrolado. Após o pronunciamento da Prefeita Melânia Roman Meneghini, foram apresentadas ao público homenagens a nossa pátria através dos alunos das instituições de ensino, que demonstraram com honradez seu amor pelo brasil.

O Governo Municipal de Vargem Bonita resgatou os desfiles de sete de setembro desde 2012 onde promove o ato cívico com a finalidade de demonstrar que ser brasileiro é acima de tudo imperarmos como cidadãos frente às adversidades. O Sete de Setembro é o dia em que se exalta a independência do Brasil. É o feriado em que se comemora a emancipação brasileira de Portugal. O dia da independência do Brasil foi registrado no ano de 1822 e esta data ficou conhecida pelo episódio do Grito do Ipiranga.

Segundo o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Gelson De Zorzi relata que a independência do Brasil se deu as margens do rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo, onde o Príncipe regente Dom Pedro I, gritou “independência ou morte”, e neste momento de forma simbólica o Brasil não era mais colônia de Portugal. Desta forma a independência do Brasil deve ser considerada como importante processo de reflexão sobre o significado do sete de setembro, onde se permitiu o cultivo do respeito a esta tão importante data, pois ela abriu caminho para um novo País, permitindo assim que o sonho de homens e mulheres se materializasse.

A Prefeita Municipal Melânia Roman Meneghini ressalta que apesar da crise em que o Brasil se encontra o ato de comemorar o sete de setembro é um ato cívico que manifesta a união do povo brasileiro e em Vargem Bonita não foi diferente, pois ter visto nas ruas a população Vargembonitense demonstrando seu amor a esta terra, a esta casa que habitamos chamada Brasil nos faz acreditar em dias melhores.