IV CONAE – Fase Municipal é realizada em Vargem Bonita – SC.

Publicado em 29/11/2021 às 11:05 - Atualizado em 29/11/2021 às 11:06

IV CONAE – Fase Municipal é realizada em Vargem Bonita – SC.

Aconteceu em Vargem Bonita – SC, no último dia 26 de novembro de 2021 a IV CONAE (Conferência Nacional de Educação) – Fase Municipal, evento este realizado na Câmara de Vereadores, o qual contou com a presença dos Profissionais da Educação do município, além de representantes de segmentos da sociedade civil e autoridades do município. A Professora Rose Maria Makowski palestrou sobre os três eixos:

I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022.

II. O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 – Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e as 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas.

III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

IV. O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade.

V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar.

VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social.

VIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.

IX. O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação O que será discutido nos subeixos:

I. O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância.

II. O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais.

Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção:

I. O PNE 2024 – 2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação.

II. O PNE 2024 – 2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação, cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

III. O PNE 2024 – 2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Além da palestra, foram aprovados todos os documentos necessários para a validação da conferência, e, também foram escolhidos os 05 membros que participarão da CONAE – Fase Regional no próximo dia 10 de dezembro de 2021, que são:

# JAQUELINE MANFÉ DE OLIVEIRA (DIVERSIDADE);

# ELENIR ZONTA DOS SANTOS (REDE MUNICIPAL) – Séries Iniciais;

# ROSANE FAVRETTO (REDE ESTADUAL) – Séries Finais e Ensino Médio;

# DANIELLE GALVÃO (REDE MUNICIPAL) – Educação Infantil;

# ELIZANGELA CAVALHEIRO MARIANO (REDE MUNICIPAL) – Séries Iniciais;

O Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Dilmar Antonio Mozzer, destaca que existe um compromisso grande e de muita responsabilidade por parte da Secretaria de Educação de Vargem Bonita. Essas etapas que antecedem a Conferência Nacional são fundamentais para desenvolver momentos de reflexão sobre como estamos trabalhando e planejando o futuro educacional dos estudantes.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}